A Conferência de Bretton Woods deu origem ao GATT tendo como objetivo combater o protecionismo tarifário ou não-tarifário, que dificultavam as trocas comerciais internacionais.
Essa Conferência ocorreu em 1944 e estabeleceu as bases para um novo sistema de regulação das relações econômicas intencionais.
A liberação do comércio internacional tem-se dado de maneira gradual, desde então, em sucessivas rodadas de negociações, sendo a última a de DOHA em 2001 e que está em andamento até hoje.
Na Rodada do Uruguai foi criada a Organização Mundial do Comércio, OMC, a qual administra o sistema multilateral de comércio.
O Sistema multilateral de comércio e um conjunto de acordos e regras que regulam o comércio internacional e tem como pilares a cláusula da nação mais favorecida e o princípio do tratamento nacional.
A cláusula da nação mais favorecida impede a discriminação entre países membros da OMC. Com isso, quando um membro da OMC concede um privilégio a qualquer país, seja ele membro ou não da OMC, ele deve estender esse privilégio a todos os outros membros da OMC.
O princípio do tratamento nacional ou princípio da paridade proíbe os membros da OMC de concederem tratamento mais favorável aos produtos domésticos do que aos produtos de outros membros da OMC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário