quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ESTRATÉGIA COMPETITIVA



   


   O modelo de Porter permite a organização ter um direcionamento estratégico e competitivo.
   A estratégia competitiva busca colocar a empresa em uma posição de vantagem frente as forças competitivas ou revertê-las a seu favor.
   Porter definiu cinco forças que devem ser levadas em conta em uma estratégia competitiva. Essas estão demonstradas na figura acima.
   Para fazer frente a essas forças e obter uma vantagem competitiva, Porter elencou três estratégias competitivas genéricas: 
- Liderança de custo: produzir produtos mais baratos, para tanto deve-se fazer uso da cadeia de valor
- Diferenciação: produzir produtos diferenciados tornando-os únicos
- Enfoque: atuar em nichos que os competidores não conseguem atingir.

   Cadeia de valor são as atividades da empresa para elaborar, produzir e comercializar seus produtos e serviços. A análise dessa cadeia permite a empresa identificar as operações que geram mais valor, possibilitando a ela melhor organizar sua gestão estratégica.

   Cadeia de valor engloba as atividades: 
        - principais (ou primárias ou essenciais)
        - de apoio (ou secundárias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário