O modelo de Porter permite a organização ter um direcionamento estratégico e competitivo.
A estratégia competitiva busca colocar a empresa em uma posição de vantagem frente as forças competitivas ou revertê-las a seu favor.
Porter definiu cinco forças que devem ser levadas em conta em uma estratégia competitiva. Essas estão demonstradas na figura acima.
Para fazer frente a essas forças e obter uma vantagem competitiva, Porter elencou três estratégias competitivas genéricas:
- Liderança de custo: produzir produtos mais baratos, para tanto deve-se fazer uso da cadeia de valor
- Diferenciação: produzir produtos diferenciados tornando-os únicos
- Enfoque: atuar em nichos que os competidores não conseguem atingir.
Cadeia de valor são as atividades da empresa para elaborar, produzir e comercializar seus produtos e serviços. A análise dessa cadeia permite a empresa identificar as operações que geram mais valor, possibilitando a ela melhor organizar sua gestão estratégica.
Cadeia de valor engloba as atividades:
- principais (ou primárias ou essenciais)
- de apoio (ou secundárias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário